As datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças,  Black Friday e Natal formam o grupo de eventos mais importantes e promissores para impulsionar as vendas no mercado virtual, um nicho que cresce de maneira assustadora, chegando a alavancar o comércio de produtos e serviços em mais de 200% nesses períodos. Porém, na mesma proporção do crescimento das negociações está o risco de fraude praticada pelos e-commerces.

Em negociações na modalidade online o  phishing é o termo que se refere a  maneira desonesta com a qual os cibercriminosos enganam consumidores e conseguem descobrir informações pessoais, senhas, número de contas bancárias e cartão de crédito. A fraude se consolida por meio do envio de e-mails enganosos e direcionando a websites falsos, impactando jurídica e financeiramente as empresas que comercializam produtos no meio eletrônico.

A matéria publicada no site https://www.ecommercebrasil.com.br/  trata dos desafios que a modalidade de comércio que mais cresce no mundo enfrenta, tais como identificar e monitorar o surgimento de sites replicados com uma arte semelhante à original e com produtos e preços bem mais atrativos, além de dar dicas aos consumidores e vendedores para que realizem suas compras de forma segura no ambiente digital.

Patrícia Tramontini

Advogada – Trajano Neto e Paciornik Advogados