O ramo securitário vai ganhar uma aliada importante na forma como o seguro é visto: a tecnologia. Com isso, o seguro que conhecemos, da forma clássica, baseado em análise de dados e na possibilidade de monitorar eventos futuros, passará também a realizar a prevenção de possíveis riscos. Conforme texto escrito por Sérgio Tuahata para a revista Valor, publicado em 23 de junho deste ano, a tecnologia será uma ferramenta que vai agregar muito ao setor.
Para a introdução desta tecnologia, John Drzik, presidente da Marsh Global Risk and Digital, divisão da Marsh and MacLennan que coordena e fomenta estratégias digitais da corretora global e das consultorias do grupo Mercer, Oliver Wyman e Guy Carpenter, revela que o seguro será totalmente personalizado ao usuário e ao seu estilo de vida.
Desta forma, o usuário teria acesso as informações de forma célere e precisa, podendo realizar a prevenção de possível dano, além de contar com um serviço personalizado ao seu perfil, tendo em vista que tais informações seriam disponibilizadas em seus dispositivos móveis em tempo real.
Assim, a tecnologia revolucionará a forma como os seguros são disponibilizados aos usuários, possibilitando o monitoramento real do segurado, atrelado ao perfil e comportamento do usuário, ajudando na prevenção de possíveis danos.
Daniel Heinrichs Unruh
Trajano Neto e Paciornik Advogados