Estar em linha com todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio é uma excelente alternativa para empresas que buscam vantagem competitiva. Em matéria recente, a revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” relatou uma pesquisa desenvolvida pela empresa Deloitte em parceria com a ICC Brasil (International Chamber of Commerce Brasil), que aponta que a adesão das pequenas e médias empresas às práticas de compliance foi multiplicada por dez, indo de 2% para 20% entre 2012 e 2017.
Verificou-se que a grande razão para a recente expansão se deu principalmente por exigência de grandes clientes. Neste sentido, afirma Fragoso, sócio da área de Gestão de Risco da Deloitte.
O estudo aponta que 50% das pequenas e médias empresas estão mudando as formas de controle interno para atender demandas de seus clientes e que em até o ano de 2020, a projeção é de que 51% dessas empresas passem a adotar políticas de compliance nos negócios.
Neste sentido, percebe-se que a adesão ao compliance tem se mostrado um diferencial importante para o crescimento dessas empresas. A pesquisa indicou que para mais de 80% do total de empresas entrevistadas, a adesão ao compliance contribuiu para a o crescimento financeiro e trouxe melhores resultados.
O entendimento de que apenas grandes corporações firmam compromissos com programas de compliance já é ultrapassado. A realidade mostra que as pequenas e médias empresas já estão gradativamente alinhando-se ao que tem se tornado hoje uma exigência do mercado.
Louise Hoffmann Scholl
Advogada – Trajano Neto e Paciornik Advogados