Por: Luis Eduardo Sanches, sócio do TNP

O recente incêndio[1] ocorrido no dia 03 de junho no cargueiro Morning Midas, que transportava cerca de 3.000 veículos para o México, incluindo 800 elétricos, destaca um risco crescente no transporte marítimo de automóveis. A dificuldade de conter incêndios envolvendo baterias de íons de lítio e a complexidade das operações de resgate reforçam a necessidade de seguros especializados para esse tipo de carga.

Nesse contexto, os riscos do transporte de veículos elétricos apresentam desafios únicos, principalmente devido às características das baterias de íons de lítio. Em caso de incêndio, o fenômeno da fuga térmica pode acelerar a propagação das chamas, tornando seu controle extremamente difícil. Além disso, o ambiente confinado de um navio cargueiro limita a ventilação, intensificando o calor e dificultando a contenção do fogo.

Casos anteriores, como o incêndio[2] no Felicity Ace em 2022 e outro incidente próximo à costa holandesa em 2023[3], demonstram que esses eventos podem resultar na perda total da embarcação e da carga, gerando prejuízos milionários para montadoras, transportadoras e seguradoras.

Diante desses riscos, seguradoras vêm aprimorando coberturas específicas para o transporte marítimo de veículos elétricos. Entre as principais proteções oferecidas estão os seguros de cargas marítimas (cobre danos ou perdas dos veículos durante o transporte, incluindo incêndios e naufrágios; seguro contra incêndios (proteção específica para casos de incêndio envolvendo baterias de íons de lítio); seguro de responsabilidade civil (cobre danos a terceiros, como impactos ambientais causados pelo naufrágio de um navio carregado com veículos elétricos) e cobertura para resgate e salvamento ( garante assistência em operações de contenção de incêndios e recuperação da carga).

Seguradoras como a Allianz, inclusive, já alertaram para os riscos crescentes no transporte de EVs e têm ajustado suas apólices para incluir medidas preventivas e coberturas mais abrangentes, de forma a mitigar os riscos no transporte de veículos elétricos, especialmente após incidentes como o incêndio no Morning Midas. Algumas das principais exigências incluem:

  • Monitoramento térmico contínuo: sensores de temperatura para detectar superaquecimento das baterias de íons de lítio antes que um incêndio ocorra.
  • Separação estratégica da carga: veículos elétricos devem ser distribuídos de forma a reduzir o risco de propagação do fogo.
  • Treinamento especializado para tripulações: capacitação para combate a incêndios envolvendo baterias de lítio, que exigem técnicas diferentes das usadas em incêndios convencionais.
  • Planos de emergência aprimorados: protocolos detalhados para evacuação e contenção de incêndios, incluindo acesso a equipamentos específicos de supressão.
  • Uso de materiais resistentes ao fogo: reforço na estrutura dos compartimentos de carga para minimizar danos em caso de incêndio.
  • Cobertura de seguro ampliada: inclusão de cláusulas específicas para incêndios envolvendo veículos elétricos e custos de salvamento.

O incêndio no Morning Midas é mais um alerta para os desafios do transporte marítimo de veículos elétricos. À medida que a demanda por EVs cresce, também aumentam os riscos envolvidos na logística global. As seguradoras e transportadoras não podem mais apenas reagir a desastres – precisam antecipar e prevenir. Investir em tecnologias avançadas, protocolos rigorosos e coberturas especializadas não é apenas uma necessidade operacional, mas um imperativo para a segurança marítima e a sustentabilidade do setor. A pergunta que fica é: o mercado segurador está realmente preparado para lidar com o próximo grande incidente?


[1] https://www.infomoney.com.br/mundo/o-que-se-sabe-sobre-navio-com-3-mil-carros-abandonado-no-meio-do-oceano-pacifico/?notification=%7B%22title%22%3A%22Bem+vindo%22%2C%22content%22%3A%22Autentica%5Cu00e7%5Cu00e3o+realizada+com+sucesso%21%22%2C%22type%22%3A%22success%22%7D

[2] https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/03/07/operador-martimo-japons-processa-porsche-por-incndio-que-afundou-navio-no-atlntico.ghtml

[3] https://autoentusiastas.com.br/2023/07/incendio-em-navio-cargueiro-com-3-000-carros-no-mar-do-norte/