De 11 a 13 de outubro foi realizado o XV Congresso Mundial da AIDA, Associação Internacional de Direito de Seguros, no Rio de Janeiro. O Dr. Luis Eduardo Pereira Sanches, integrante do escritório Trajano Neto & Paciornik Advogados Associados, participou do evento, que acontece a cada quatro anos, reunindo as seções nacionais da AIDA de todos os continentes.
O congresso tem o objetivo de permitir a troca de conhecimentos, o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento de antigos laços entre os participantes. Dentre os temas tratados, coube uma análise acerca do Seguro Poluição: Métodos, Coberturas e Beneficiários, cujo debate foi presidido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Junior.
Em outro momento foi abordado o tema “Novas tecnologias – Veículos e Robôs Autônomos, Riscos Cibernéticos e Processo do Seguro”, com análise dos especialistas estrangeiros Robert Merkin e Kyriaki Noussia, que colocaram em pauta a proteção de dados e o processo do seguro dentro desse contexto.
Também estiveram em pauta no congresso a governança das companhias seguradoras, as estipulações de pré-contrato e a ciência das partes, painéis que foram apresentados pela presidente da AIDA World, Peggy Sharon.